Tours através do Canal do Panamá - Pacific Queen

O Canal do Panamá

Fatos interessantes sobre o Canal do Panamá

Canal do Panamá
1

O Canal do Panamá tem um comprimento de aproximadamente 80 quilômetros entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Construído em uma das mais estreitas áreas do continente, a hidrovia une a América do Norte com a América do Sul.

2

O canal utiliza um sistema de fechaduras ou compartimentos com portas de entrada e saída. As eclusas ou fechaduras funcionam como elevadores de água: elas levantam os navios, desde o nível do mar (seja Pacífico ou Atlântico) até o nível do Lago Gatún (26 metros acima do nível do mar); Assim, os navios navegam através do Canal na Cordilheira Central do Panamá.

3

Cada conjunto de eclusas leva o nome do povo ou região onde foi construído: Gatún (no lado do Atlântico), Pedro Miguel e Miraflores (no Pacífico).

4

Os compartimentos das eclusas são de 33.53 metros de largura por 304.8 metros de comprimento. As dimensões máximas para os navios que pretendam fazer o trânsito pelo canal são: 32.3 metros de largura; fundura (profundidade alcançada) 12 metros de água doce tropical; e 294.1 metros de comprimento (dependendo do tipo de navio).

5

A água utilizada para elevar e baixar os navios em cada conjunto de eclusas se obtem do Lago Gatún por gravidade: é vertida sobre as eclusas através de um sistema de esgotos principais, o qual se estende por debaixo dos compartimentos das eclusas a partir das paredes laterais e a parede central.

6

O Corte Culebra é a parte mais estreita do Canal. Se estende desde a extremidade norte das eclusas do Pedro Miguel até a extremidade sul do Lago Gatún em Gamboa. Esta fração, de aproximadamente 13.7 km de comprimento, foi escavado através de rocha e calcário da Cordilheira Central.

7

Navios de todo o mundo transitam diariamente através do Canal do Panamá. Entre 13 e 14 mil navios usam a cada ano o Canal. De fato, através do Canal do Panamá atravessam 144 rotas marítimas que ligam 160 países e com destinos ao redor de 1,700 portos.

8

Com o trabalho de aproximadamente 9,000 trabalhadores, o canal funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, oferecendo serviço de trânsito a navios de todas as nações, sem discriminação.

Puente de las Americas, Canal do Panamá
o canal funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano
Informação obtida a partir do site da Autoridade do Canal do Panamá: www.pancanal.com
9

O projeto de expansão do Canal do Panamá é o maior projeto de infra-estrutura que a hidrovia tem tido desde a sua abertura em 1914. Considerado e analisado por mais de uma década e sustentado com mais de 100 estudos, o Canal expandido proporciona as companhias de navegação, produtores e consumidores mais opções de transporte de carga, melhor logística e serviço marítimo, e uma melhoria na eficiência da sua cadeia de abastecimento.

10

Desde a sua inauguração em 26 de junho de 2016, o Canal expandido aumentou a capacidade da via para atender as crescentes demandas do comércio marítimo, utilizando navios de maior porte, por esta razão a rota do Panamá proporciona economias de escala significativas.

11

A ampliação do Canal do Panamá acrescentou uma terceira via para o trânsito de navios maiores, com a construção de um complexo de eclusas no Atlântico e outro no Pacífico. As novas eclusas são 70 pés mais largas e 18 pés mais profundas do que as atuais mas elas usam menos água devido a reutilização de água porquanto reciclam o 60% da água utilizada em cada sistema de comportas.

12

Focado no serviço ao cliente, o Canal do Panamá continuará a oferecer ao mundo e ao comércio mundial novos produtos e serviços para os próximos 100 anos e além.